Mounjaro: Como funciona e quais efeitos colaterais?

O Mounjaro é um medicamento indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, aprovado pela Anvisa em setembro de 2023 e tem como princípio ativo a tirzepatida.

Ele também vem sendo utilizado de forma off-label (ou seja, fora da indicação oficial) para auxiliar na perda de peso — e os estudos mostram que ele pode ser ainda mais potente que o Ozempic nesse aspecto.

O Mounjaro é aplicado por meio de uma injeção semanal e age em dois hormônios intestinais, por isso, ajuda a reduzir a glicose no sangue e a controlar o apetite.

Seja para controle da diabetes ou para emagrecimento, é fundamental que o uso do Mounjaro seja sempre orientado e acompanhado por um médico.

Qual médico procurar para uso do Mounjaro?

Um dos melhores profissionais para ajudar neste caso é o especialista em  Emagrecimento Saudável!

Dr. Agnevaldo Duarte é médico pós-graduado em Nutrologia pelo Instituto Albert Einstein e especialista em Emagrecimento Saudável, Nutrição de Precisão e Equilíbrio Metabólico.

Com mais de 10 anos de experiência clínica, ele tem ajudado centenas de pacientes a conquistar mais saúde, vitalidade e qualidade de vida por meio de uma abordagem médica personalizada, estratégica e baseada em evidências.

Atualmente, atende na cidade de Maravilha – SC, acompanhando pessoas que desejam transformar seus hábitos e alcançar uma vida com mais equilíbrio, energia e bem-estar.

Se você busca uma mudança verdadeira, com suporte médico qualificado e um plano feito para a sua realidade, agende sua consulta com o Dr. Agnevaldo Duarte.

Diferença de Mounjaro e outros remédios para emagrecer:

O diferencial da tirzepatida é a sua ação dupla: ela atua como agonista dos receptores GLP-1 e GIP ao mesmo tempo.

Isso faz com que seja mais eficaz que outros medicamentos já conhecidos, como a semaglutida (Ozempic, Wegovy) e a liraglutida (Saxenda, Victoza), que agem apenas no GLP-1.

Em termos de resultados, a diferença é significativa:

  • Tirzepatida: pode reduzir até 20% do peso corporal inicial.
  • Semaglutida: média de 15% de perda.
  • Liraglutida: entre 8% a 10% de redução.

Além da perda de peso, a tirzepatida também se mostra superior no controle glicêmico, 

Estudos mostraram reduções de até 26% no peso em pacientes com sobrepeso ou obesidade, mesmo sem diabetes tipo 2. Ou seja, um percentual próximo do obtido através da bariátrica.

O uso da tirzepatida é promissor para o emagrecimento, mas precisa ser feito com acompanhamento médico especializado.

Quais são os efeitos colaterais do Mounjaro?

Assim como outros agonistas de GLP-1, o Mounjaro pode causar efeitos colaterais, como:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Constipação
  • Dor abdominal

Esses sintomas geralmente são temporários e tendem a diminuir com o tempo.

Com acompanhamento médico adequado, é possível minimizar efeitos e acelerar os resultados, muitas vezes utilizando doses menores de forma segura.

Se você quer saber se pode usar este medicamento para emagrecer ou controlar a diabetes tipo 2, agende uma avaliação.